2018 – O ano da Voluntariedade

A voluntariedade é a qualidade daquele que é voluntário, alguém faz por  vontade ou iniciativa própria; é o que conhecemos por espontaneidade.

Seguir a Jesus é um ato voluntário. Mas para que isso aconteça temos que nos desprender de muitas coisas que nos cercam. Por esse motivo Jesus deixou uma orientação para quem deseja seguí-lo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”- Lucas 9.23.

O reino de Deus está a procura de pessoas que queiram exercer o ministério da reconciliação do homem com Deus; pessoas voluntárias para ajudar os mais necessitados; pessoas voluntárias que espontaneamente diga “eu me importo”; pessoas voluntárias que sintam compaixão e tenham atitudes como o bom samaritano da parábola contada por Jesus em Lc 10.25-37.

“Se alguém quiser vir após mim…” Jesus está falando sobre pessoas voluntárias, mas a voluntariedade se reduz a nada, quando ela não está acompanhada de responsabilidade. Jesus está dizendo aos voluntários “negue- se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Ou seja, para ser voluntário é necessário ter responsabilidade. A voluntariedade tem cegado muitas pessoas em relação a responsabilidade. Chega-se atrasado nas atividades do reino, mas é normal, sou voluntário; não vai dar hoje, vou cuidar da minha vida, no reino sou apenas voluntário, no dia que der ou vou.

É tempo de revermos nossa postura. Voluntariado para Deus são como primícias, é oferta de cheiro suave às suas narinas.

“Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom”–Salmo 54. 6. O salmista declara que oferecerá sacrifícios a Deus de forma voluntária! Não por pressão, não para agradar outras pessoas, não para parecer espiritual, não para dizer que faz, não com segundas intenções… mas, a única razão é que: DEUS É BOM!

Que 2018 seja na sua vida o Ano da Voluntariedade! Sem reservas, sem pressões. Mas de livre e espontânea vontade! O resultado será as mais ricas bênçãos de Deus reconhecendo sua atitude voluntária em seu reino.

Seja voluntário na prática de vida com Deus! Porque Ele é bom! Nossa força é do tamanho da nossa união!

Pr. Osmar Noronha Gonçalves
Presidente do Campo de Barra do Garças

1 comentário

    • Neuémerson Alves Teixeira em 10/04/2018 às 13:22
    • Responder

    Parabéns Pr. Osmar Deus continue te abençoando.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.